Evolução do Pix, conheça mudanças que já ocorreram

Publicidade

Você conhece a evolução do Pix? 

Este recurso chegou ao Brasil há dois anos, pelo Banco Central, com o intuito de permitir pagamentos instantâneos em instituições financeiras. Conheça um pouco mais sobre as mudanças que o Pix passou até os dias de hoje.

Publicidade

5 mudanças na evolução do Pix

1. Pix saque e Pix troco

Estes recursos foram lançados em 2021, portanto, hoje estão disponíveis em cerca de 15 mil estabelecimentos pelo país. 

Ele permite que qualquer pessoa faça um Pix em pontos que oferecem o serviço, como caixas eletrônicos. E, em troca, recebe o valor do Pix em espécie. Para isso, basta ler o QR Code do Pix e, então, passar o valor para a conta do agente que oferece o serviço.

celular com Pix na tela
Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil

2. Agendamento de Pix

Outro recurso que surgiu em setembro de 2021. Antes era facultativo, mas hoje todas instituições bancárias devem oferecer esse serviço do Pix. Em resumo, ele permite que você agende a data em que deseja fazer a transferência do dinheiro por meio do Pix.

3. Pix noturno

Em outubro de 2021, o Pix passou por outra mudança importante para a segurança dos beneficiados. Assim, no horário das 20h até 6h, as transferências do Pix, feitas por pessoas físicas, só podem ser realizadas até R$ 1.000,00. 

No entanto, o usuário ainda pode pedir para alterar o horário de transações, mediante contato oficial com sua instituição bancária.

4. Transferência usando dois bancos

Hoje, o usuário do pix também pode usar o saldo de duas contas bancárias diferentes para realizar um pagamento instantâneo. Para isso, é necessário apenas um recurso, o Iniciador de Pagamentos, disponível no Open Finance do app do seu banco.

No entanto, apenas o Banco do Brasil e o Bradesco oferecem esse serviço atualmente.

5. Pix parcelado

Por fim, a última grande mudança do Pix é a possibilidade de parcelar pagamentos. No momento, apenas o Banco Santander, Mercado Pago e PicPay oferecem essa opção.

No Santander, por exemplo, você pode parcelar seu Pix em até 24 vezes, por meio do aplicativo, disponível em Android e iOS.

Leia também: Conheça apps para utilizar Wi-Fi

Quer acompanhar mais notícias?

Então, confira nossos artigos do site!