Saiba como funcionam as agências espaciais

Publicidade

Entre as funções das agências espaciais estão atividades como conduzir pesquisas científicas, enviar astronautas para o espaço, além de lançar satélites para a órbita terrestre.

No entanto, os serviços que essas instituições prestam e a contribuição que estas têm para a ciência, vão muito além. Na verdade, estas são capazes de promover verdadeiras revoluções na pesquisa científica a respeito do que existe para além do nosso planeta.

Publicidade

Quer saber mais sobre o trabalho das agências espaciais? Portanto, continue acompanhando este artigo!

Como funcionam as agências espaciais ao redor do mundo?

Saiba como funcionam as agências espaciais
Foto: Nasa/Unsplash

No total, são 72 as instituições de pesquisa espacial existentes. Estas estão espalhadas por todos os países do mundo. Entre os nomes mais conhecidos estão:

  • Nasa – Estados Unidos;
  • ESA – Europa;
  • Roscosmos – Rússia;
  • CNSA – China;
  • Isro – Índia;
  • Jaxa – Japão.

Leia também: Veja app que identifica qual a música que está tocando

Um ponto importante a respeito desses exemplos que citamos é que, entre as 72 agências existentes, somente elas possuem recursos tecnológicos o suficiente para realizar, de maneira independente, todas as etapas de um lançamento espacial.

No entanto, você sabia que o Brasil também possui sua própria agência espacial? Embora não possua tanta tecnologia quanto as demais, a AEB tem uma base de lançamento, além de operar um espaçoporto no município de Alcântara, no Maranhão.

Programa Apollo

O programa Apollo, da Nasa, representou uma grande revolução científica no que diz respeito à noção que temos hoje sobre o universo.

Isso porque foi somente por meio deste programa que os estudos sobre os planetas e as galáxias foram possíveis. Além disso, foi o Apollo que viabilizou pesquisas responsáveis por suscitar uma grande diversidade de inovações tecnológicas.

Entre essas inovações, aliás, estão alguns itens bastante simples que, hoje, fazem parte do nosso cotidiano. É este o caso dos materiais com os quais se fabricam as lentes para as câmeras fotográficas e celulares.

Para continuar lendo conteúdos interessantes como este, acompanhe o Noticiei!