A declaração de imposto de renda já começou e é normal se sentir perdido diante de alguns detalhes. Porém, muita calma nessa hora! Aqui, fizemos um artigo para descomplicar sua vida e tirar todas as suas dúvidas sobre o tema!
Primeiro, é importante saber que a entrega da declaração do imposto de renda começou no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio.
Se você ainda não fez a sua, este artigo é pra te ajudar. Aqui nós vamos te informar quem precisa declarar e como pode ser feito pelo programa oficial. É tudo bem simples!
Saiba mais sobre a declaração de imposto
Antes de mais nada, saiba que nem todo mundo é obrigado a declarar o imposto de renda.
Você só vai entregar se recebeu qualquer renda tributável igual ou acima de R$30.639,90 anuais. Você não sabe o que é renda tributável? A gente te explica, é fácil de entender. Pode ser salário, aposentadoria, rendimento de aplicação e qualquer outra fonte de renda que se encaixe na tributação.
Basicamente, você precisa mostrar para a Receita Federal todos os valores que você ganhou e quais foram os seus gastos. O órgão fará um calculo e você pode ser taxado ou receber uma restituição. O calendário de pagamentos de restituição começa no dia 1º de maio, se você declarar antes vai receber primeiro.
Optar pela declaração simplificada também dá prioridade na fila da restituição. Também é legal saber que escolher a chave Pix para receber a restituição te dá prioridade nos lotes.
Conheça as formas de fazer a declaração
Hoje em dia existem três formas mais comuns de entregar a declaração de imposto. Nós vamos te explicar quais são elas e todas são grátis. Lembrando sempre que qualquer responsabilidade por erro na declaração é do contribuinte. Então, é necessário prestar muita atenção, acima de tudo!
A primeira forma disponível é baixando o gerador da Receita Federal no seu computador. O serviço já está disponível, você também vai encontrar diversas orientações de como seguir e como fazer a declaração pré-preenchida. É superprático, mas lembre-se que é necessário ter um computador para entregar dessa maneira.
O segundo modo mais usado é pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita. O serviço é identificado como Meu Imposto de Renda, portanto não tem como confundir. Esse meio também é de graça e prático. Optando por essa entrega você pode escolher a declaração pré-preenchida e resolver tudo de uma maneira mais simples.
O modo mais prático é por aplicativo
Você já devia estar se perguntando se não existe um aplicativo para celular, não é mesmo? Pois é claro que tem! O aplicativo se chama Meu Imposto de Renda e você consegue fazer do mesmo modo que nos outros dois jeitos citados anteriormente. É a maneira mais prática porquê você pode acessar de qualquer lugar, porém é necessário ter um celular.
Ninguém gosta de pagar multa, portanto saiba que você precisa fazer a declaração de imposto até o dia 31 de maio. O não cumprimento ou a omissão de dados pode resultar em uma multa pesada. O mínimo é de R$165,74 e pode chegar até 20% do valor de imposto devido.
Links oficiais para acessar e baixar o aplicativo:
- Programa IRPF 2024: clique aqui!
- Centro Virtual de Atendimento da Receita: clique aqui!
- Meu Imposto de Renda: Android/iOS
Leia mais: Aplicativos gratuitos para ouvir a Bíblia
Continue acessando os conteúdos do Noticiei e fique por dentro de todas as novidades!