Aplicativo grátis para marcar consulta no SUS

Publicidade

O Sistema Único de Saúde do Brasil é referência para o mundo. Com quase 34 anos de existência, ele atende mais de 190 milhões de pessoas em todo o território nacional — algo que gira em torno de 80% da população brasileira. Atualmente, a consulta no SUS pode ser agendada com mais facilidade, por meio do app do Governo Federal. 

O Ministério da Saúde criou o Conecte-SUS em 2019, ainda como um projeto piloto no estado de Alagoas.  No entanto, em agosto de 2020, o programa lançou o app direcionado para os pacientes, com o objetivo de conectá-los aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. 

Publicidade

Agora, os cidadãos têm à disposição o Meu SUS Digital, uma versão atualizada da plataforma, que já conta mais de 2,5 milhões de download no Brasil. 

Quer saber como agendar uma consulta no SUS por meio do aplicativo? Então, continue neste texto e tira as suas dúvidas!

Como marcar uma consulta no SUS pelo app 

O processo para marcar uma consulta no SUS, pelo Meu SUS Digital, é bem simples. No entanto, é preciso ter uma conta no site do governo federal (gov.br). 

Além disso, é necessário fazer o download do app, disponível para Android e iOS, e instalar ele no smartphone. 

Depois de baixar o aplicativo, faça o login usando os dados da sua conta do gov.br, informando o CPF e a senha de usuário. 

Logo após apresentar os dados, será preciso autorizá-los. Portanto, clique nas opções “Autorizar” e, em seguida, “Aceitar os Termos”. 

Aplicativo grátis para marcar consulta no SUS
Foto: Reprodução/SUS

Para marcar a consulta, é preciso acessar o app, selecionar a aba “Agendamento” e escolher a unidade de saúde e alguma das datas disponíveis. 

Viu como é simples agendar uma consulta no SUS? 

Observação

Caso seus dados não estejam cadastrados na Rede Nacional de Dados em Saúde, não aparecerá opções de unidades próximas. Portanto, não será possível agendar a consulta. 

Sendo assim, você terá que solicitar a um agente da unidade que transfira seus dados para o sistema digital. 

Leia também: Aqui Tem Remédio: saiba mais detalhes desse programa do SUS

Este conteúdo foi útil? Então, continue acompanhando mais informações aqui no Noticiei!