Se você já ouviu falar sobre metaverso, mas ainda não sabe do que se trata? Fique tranquilo, porque é muito comum ter dúvidas sobre esse assunto, tão em alta ultimamente.
Dessa forma, para ajudar você a descobrir e entender todos os detalhes, separamos informações de forma bem simples para explicar o que isso significa de fato.
Veja agora, então, o que é metaverso. Confira!
Afinal, o que é metaverso?
Em primeiro lugar, é bom destacar que metaverso é tão interessante que fez até o dono do Facebook mudar o nome da plataforma que passou a se chamar Meta.
Isso porque, com a nova ferramenta, você pode interagir e realizar qualquer atividade, como:
- Trabalhar;
- Jogar;
- Fazer compras, e;
- Se divertir — é a mais recente aposta das gigantes da tecnologia e promete dar novos contornos à comunicação humana.
Dessa forma, o metaverso é um universo virtual onde você pode interagir entre si usando avatares digitais.
Isso porque, esse mundo será criado a partir de diversas tecnologias, como:
- Realidade virtual;
- Redes sociais;
- Realidade aumentada;
- Criptomoedas etc.
Como funciona o metaverso e o que é possível fazer lá?
Basicamente, é bom destacar que o metaverso é uma espécie de realidade virtual.
Dessa forma, você pode ter uma casa, se casar, assistir a filmes, comprar objetos e fazer muitas outras atividades por lá, porém, tudo virtualmente.
Alguns jogos já usam esse tipo de serviço como é o exemplo do Roblox.
Metaverso e realidade virtual são a mesma coisa?
Apesar de parecer que são a mesma coisa mas a verdade é que não.
Afinal, a Realidade virtual (RV) é o uso de um sistema computacional para criar ambientes virtuais capazes de enganar os sentidos humanos — visão, audição, tato —, de maneira a possibilitar uma imersão completa nesse mundo simulado.
Por outro lado, a tecnologia é parte central no metaverso, uma vez que é ela quem vai garantir o transporte a esse outro mundo digital.
No entanto, a RV não é tudo.
Assim, a construção desse universo amplo e integrado vai depender de muitas outras tecnologias, incluindo criptomoedas e NFTs.
O Facebook é a única empresa construindo um metaverso?
Como exemplo, temos:
- Roblox;
- Epic Games;
- Decentraland;
- Unity;
- Amazon e;
- Nvidia.
Dessa forma, são apenas algumas das muitas outras gigantes que estão investindo nessa próxima fase da Internet, na qual a conexão 5G — ou talvez 6G — será indispensável.
Por outro lado, em entrevista ao Washington Post, Tim Sweeney, CEO da Epic Games, definiu o metaverso como um playground online.
“Seria uma espécie de playground online onde os usuários poderiam se juntar a amigos para jogar um jogo multiplayer como o Fortnite em um momento, assistir a um filme via Netflix no outro e levar os amigos para um test drive em um carro novo feito exatamente da mesma forma no mundo real e no virtual”, propõe.
No entanto, Zuckerberg defende que o metaverso vai muito além do entretenimento.
“Eu acho que o entretenimento vai ser grande parte disso, mas não acho que seja apenas jogos. Eu acho que este é um ambiente persistente e síncrono onde podemos estar juntos, o que eu acho que provavelmente vai se assemelhar a algum tipo de híbrido entre as plataformas sociais que vemos hoje, mas um ambiente onde você está incorporado nele”, disse o CEO da Meta em entrevista ao site The Verge.
Veja também: Aprenda a recuperar mensagens apagadas do WhatsApp
Dessa forma, agora que você sabe tudo sobre o metaverso, é só aguardar para conferir tudo que essa nova tecnologia pode apresentar para o mundo.
Continue navegando com a gente!